POSTADA RECENTEMENTE

27/07/15

TRIBUNA RELEMBRA SERIES DE FUGAS QUE FORAM NEGOCIADAS NO PRIMEIRO ESCALÃO, MAS QUE OS INSPETORES É QUEM FORAM RESPONSABILIZADOS

Traficantes ajudam presos a fugir de penitenciária do RJ

Nove presos, entre eles quatro ex-policiais, fugiram na madrugada desta sexta-feira de duas unidades do Complexo Penitenciário da Frei Caneca, no centro do Rio de Janeiro, numa açao planejada e sincronizada com traficantes do Morro da Mineira, localizado nos fundos do presídio.
Na fuga, o policial militar Gutemberg Neves da Silva, de 25 anos, que estava de plantao numa guarita, foi baleado no ombro e na perna. Ele foi atingido por rajadas de metralhadoras disparadas pelos traficantes do morro. Eles também jogaram uma granada que explodiu no pátio do Complexo, mas ninguém foi atingido.
O secretário de Justiça, Antônio Oliboni, afastou nesta quinta-feira à tarde o diretor do Complexo, Sérgio Avelino Ferreira, e todos os seus auxiliares diretos. Ele determinou a abertura de uma sindicância, que será concluída no máximo em oito dias, para apurar se houve facilitação de fuga por parte de agentes penitenciários.
"Foi uma fuga que precisa ser investigada com detalhes já que nenhum agente diz ter visto os presos fugindo pelas galerias", ressaltou o delegado da 6ª Delegacia Policial (Cidade Nova), Osvaldo Cupello, que investiga o caso.
Três dos nove foragidos são ligados à facção criminosa Comando Vermelho (CV) e identificados como Eduardo Borges, de 33 anos, Orlando dos Santos, de 24 anos, Mauricio Soares, de 25 anos. Eles estavam no presídio Milton Dias Moreira, uma unidade de Custódia, onde aguardavam julgamento. Já os outros seis foram identificados como os ex-PMs Luís Augusto Dias, de 40 anos, Pedro da Costa, de 47 anos, Sergio Batista, de 36 anos; o ex-policial civil Ricardo Lafayette, de 33 anos; e os ex-bombeiros Marcos Alves, de 32 anos, e Agmar Bravo, de 36 anos. Todos condenados a mais de dez anos por sequestro, assalto e receptação e estavam na mesma cela do terceiro pavilhão do presídio Pedrolino de Oliveira.

De acordo com o delegado, a fuga foi planejada. " A ação ocorreu sincronizada com traficantes do Morro da Mineira", disse Cupello. No local, a polícia apreendeu um telefone celular um par de luvas, uma escada, uma corda, oito cadeados e uma bomba de uso defensivo, que não chegou a ser usada pelo traficante.

DESTAQUES