POSTADA RECENTEMENTE

27/07/15

TRIBUNA RELEMBRA SERIES DE FUGAS QUE FORAM NEGOCIADAS NO PRIMEIRO ESCALÃO, MAS QUE OS INSPETORES É QUEM FORAM RESPONSABILIZADOS

Quatro líderes do Comando Vermelho fogem de prisão no centro do Rio.


Quatro das principais lideranças da facção criminosa CV (Comando Vermelho) escaparam ontem de madrugada do presídio Milton Dias Moreira (centro do Rio). Para a polícia, a fuga foi comprada. Os presos teriam subornado guardas do Desipe (Departamento do Sistema Penitenciário).
Celso Luís Rodrigues (Celsinho da Vila Vintém), 33, Jorge Luís Biglia da Silva (Doda), 27, Daniel Francisco dos Santos (Dani), 28, e Alfredo Gonçalves Alves, o Dedinho, são rotulados pelo Desipe como presidiários de alta periculosidade.
Celsinho, Doda e Dani chegaram a cumprir pena no presídio de segurança máxima Bangu 1 (zona oeste). Foram transferidos para prisões menos vigiadas porque, segundo o Desipe, o governo estadual determinou um rodízio de presos em Bangu 1.
Até as 17h30 o Desipe não tinha esclarecido o modo como os presos escaparam. A polícia interrogava nove guardas penitenciários suspeitos de facilitar a fuga, descoberta às 6h, na primeira das checagens diárias que ocorrem no presídio.
A principal hipótese é de que os presos fugiram pela portaria, o que evidenciaria a conivência dos guardas de plantão.
O Milton Dias Moreira abriga cerca de mil condenados, todos vinculados ao CV. É o maior dos presídios que formam o complexo de penitenciárias da rua Frei Caneca. 

DESTAQUES