POSTADA RECENTEMENTE

23/09/18

FUNDADOR DA SEAP - RJ / Fraude de R$ 1 bi: promotor do MPERJ foi exonerado em 2008

                                                                                            FOTO - GAZETA ONLINE 
BRASILIA DF - O  procurador Astério Pereira dos Santos, ex-secretário de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro foi exonerado na noite do dia 16 de janeiro de 2008 do cargo que ocupava desde janeiro do ano de 2007 ( - coordenador de Inteligência do Ministério Público MPERJ). Astério,  era responsável pelo planejamento e execução de várias operações - entre elas a Propina S/A, que culminou com a prisão do fiscal de rendas estadual Francisco da Cunha Gomes, o Chico Olho-de-boi, apontado como beneficiário de um esquema de fraudes de R$ 1 bilhão. Astério foi informado de sua exoneração por telefone.

"A saída de Astério  teria relação com o fato de o ex-secretário de Administração Penitenciária ter revelado em público, em uma festa , que seria candidato à sucessão do então procurador-geral de Justiça. Marfan Martins Vieira"

Recentemente, Astério Pereira dos Santos, pediu exoneração do posto de Secretário Nacional de Justiça cargo que ocupava  desde março de 2017 (Governo Temer), Astério alegou motivos pessoais para deixar o cargo. Ele estava a frente de ações de repatriação de ativos desviados por acusados de corrupção, principalmente na operação Lava-Jato.
Atualmente, mesmo sem estar ocupando cargo no governo, continua exercendo grande influencia na pasta que criou, sendo responsável por indicações de cargos chaves na Secretaria de estado de Administração Penitenciária do estado do Rio de Janeiro.



DESTAQUES